Workshops > WTF
Mensagem da Coordenação
O Workshop de Testes e Tolerância a Falhas (WTF) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Sistemas Tolerantes a Falhas (CE-TF) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Esta edição acontece em Gramado, RS, em conjunto com o XXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). Me permito, em nome da CE-TF e do Comitê de Programa, saudar, com muita satisfação, a todos participantes da XI edição do WTF.
O WTF cumpre o objetivo de integrar os pesquisadores das áreas de Tolerância a Falhas e Testes, promovendo a discussão de contribuições científicas devotadas à construção de sistemas confiáveis. O Comitê de Programa do WTF 2010 contou com 39 membros atuantes na área, sendo 31 no Brasil, 5 em Portugal, 1 na França, 1 nos Estados Unidos, 1 na Inglaterra e 1 na Suíça. É com satisfação que agradeço a todos membros deste comitê pelo criterioso trabalho de revisão dos artigos.
Em 2010, o WTF contou com 24 submissões, sendo 22 destas artigos completos e 2 resumos estendidos. Excetuando um artigo francês, todos demais trabalhos são oriundos de instituições brasileiras. Tivemos 61 autores, de 22 instituições diferentes, envolvidos nos artigos submetidos. Agradeço enfaticamente a todos autores pela consideração do WTF para submissão.
Destes trabalhos, 12 artigos completos foram selecionados para publicação e apresentação. Os artigos aceitos envolvem 31 autores de 10 instituições diferentes, estando organizados em 4 sessões técnicas: Algoritmos Distribuídos (4 artigos), Injeção de Falhas (2 artigos), Testes e Sistemas Embarcados (4 artigos), e Serviços Web e Roteamento (2 artigos). Para promover o debate e racionalizar o uso do tempo, as seções contam com um espaço único de perguntas aos apresentadores. Além destas seções técnicas, faz parte da programação do WTF também uma Palestra Convidada, a ser ministrada pelo Prof. Henrique Madeira, da Universidade de Coimbra, ao qual agradeço pelo pronto interesse em contribuir com o WTF.
Desejando um ótimo workshop a todos, repito os agradecimentos aos autores de artigos submetidos, ao palestrante convidado e aos membros do comitê de programa, e expresso meus agradecimentos à CE-TF pelas sugestões e constante apoio, e à organização do SBRC pelo excelente trabalho e por todo suporte prestado.
Aproveitem o WTF 2010 e a pitoresca cidade de Gramado!
Fernando Luís Dotti
Coordenador do WTF 2010